Um evento para sensibilizar os cidadãos de todo o mundo sobre a importância do cuidado da criação. Este é um dos objetivos da iniciativa “Fiat lux: iluminar a nossa casa comum”, a ser realizado na noite de 8 de dezembro próximo, entre as 19 e as 22 horas, no Vaticano. De fato, a cúpula e a Basílica de São Pedro serão iluminadas com a projeção de imagens feitas por alguns dos mais renomados fotógrafos e cinegrafistas a nível global, que dedicaram ou dedicam o seu trabalho à vida do homem e da natureza. Entre eles, destaca-se o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A projeção realiza-se no dia da abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro e contemporaneamente à Cúpula sobre o Clima que se realiza em Paris (COP 21). O evento foi possível graças à parceria de diversas instituições ligadas ao ambiente. Imagens esplêndidas da natureza de todo o mundo serão projetadas na fachada da Basílica de São Pedro, compondo uma obra de arte contemporânea que contará, através de imagens, a dependência recíproca dos homens e da vida sobre a terra com o planeta. O objetivo é educar e inspirar uma mudança de mentalidade sobre o tema das mudanças climáticas, sem distinção de gerações, culturas, línguas, religiões e classes.

A apresentação deste estilo de arte arquitetônica pública em grande escala inspira-se nos temas relativos à mudança climática, à dignidade humana e das criaturas vivas sobre a terra propostos na Encíclica Laudato Si do Papa Francisco. O evento é uma ocasião histórica para sensibilizar os cidadãos do mundo a criar um movimento global para proteger a nossa casa comum. A projeção poderá ser acompanhada ao vivo pelo público que estiver presente na Praça São Pedro, através de canais de televisão que transmitirem o evento, pelas redes mundiais e via internet.

A projeção utilizará imagens de fotógrafos e cineastas conhecidos pelo trabalho que realizam sobre o homem e a natureza, entre os quais o brasileiro Sebastião Salgado. Também Joel Sartore (National Geographic Photo Ark), Yann Arthus Bertrand (Human), David Doubilet, Ron Fricke e Mark Magidson (Samsara), Howard Hall, Shawn Heinrichs, Greg Huglin, Chris Jordan, Steve McCurry, Paul Nicklen e Louie Schwartzberg. A projeção estará aos cuidados de Louie Psihoyos e Travis Threlkel, sendo produzida pela Obscura Digital.

Fonte: Rádio Vaticano