A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara – Governo de Todos, hasteou hoje, 15 de abril, a primeira Bandeira Internacional da Paz e Cultura na sede do Governo Municipal, na ocasião em que são celebrados os 84 anos da assinatura do primeiro Tratado Internacional de União Cultural assinado nos Estados Unidos em 15 de abril de 1935 por 21 países, incluindo o Brasil – conhecido também como Pacto Roerich – nome do artista, educador, advogado, escritor e pacifista que articulou a viabilização desse Tratado.

Esse Tratado Internacional de União Cultural tem como proposta que os países se unam através da cultura. Hoje, os acordos internacionais são feitos a partir da economia, no que o povo tem, não pelo que o povo é: sua cultura. A cultura é a raiz e alma de um povo, e a expressão de sua genialidade fruto de uma educação de qualidade e mais, o slogan desse Pacto é: “Onde há paz, há Cultura; onde há Cultura há paz!” assim disse Nicholas Roerich (1874-1947). Conheça o Pacto na íntegra no link https://roerich.org.br/portal/pacto-roerich/

Faz parte do Tratado Internacional de União Cultural o uso da Bandeira Internacional da Paz e Cultura nos locais que representam o Patrimônio Natural e Cultural da população. Essa Bandeira foi reconhecida internacionalmente na ocasião da assinatura como o símbolo que une a cultura com a paz. Ela é branca, com três esferas no centro que representa as conquistas do passado, do presente e do futuro, unidas pelo círculo da eternidade ou essa interpretação a união das esferas da síntese das artes, das ciências e das religiões unidas pelo circulo da cultura. Conheça mais no link https://roerich.org.br/portal/bandeira-da-paz-e-cultura/

Nossa Santa Bárbara Sustentável é o grande projeto lançado pelo Governo de Todos no dia 10/04, quando o nosso município assumiu o compromisso de implantar a Agenda 2030 das Nações Unidas, onde 17 macro metas e 169 metas estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que deverão ser consolidados até 2030, e o hasteamento da Bandeira Internacional da Paz e Cultura dá início ao cumprimento da meta “11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.” Afinal todo patrimônio cultural é universal.

Reconhecer o nosso Patrimônio Natural e Cultural é fortalecer nossa identidade e a sede da Prefeitura está sendo reformada, dando exemplo de que todos devem preservar e proteger o patrimônio do município.


O evento contou com a presença do Prefeito, do Vereador, Nenem de Vidal, Secretário(a)s, Munícipes, Parceiros e em especial com estudantes do Colégio Estadual Prof. Carlos Valadares. Todas as Bandeiras foram hasteadas juntas, a do Brasil, a do Estado da Bahia, a do Município e agora com a Bandeira Internacional da Paz e Cultura, dessa forma Nossa Santa Bárbara Sustentável universaliza sua cultura para o mundo, mantendo sua identidade cultural.

Até a próxima ação do Nossa Santa Bárbara Sustentável.

Fonte: ASCOM | Governo de Todos – Prefeitura Municipal de Santa Bárbara
by fotos
Iuri Almeida
Israel Paiva