A juventude de Feira de Santana está sendo convocada a participar dos debates de políticas públicas visando a promoção de mudanças para a Bahia e o Brasil. As discussões em torno da definição de propostas estão ocorrendo durante a 3ª Conferência Municipal da Juventude, nesta quinta-feira, 03, e sexta-feira, 04, no teatro da Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.

Durante a abertura do evento, na manhã desta quinta-feira, 03, o prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a importância da participação da juventude nas discussões sobre as políticas públicas para Feira de Santana, para a Bahia e para o Brasil. Observou que o momento é vital para serem discutidas e propostas ações para os governos.

Já o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, observou que, segundo dados levantados pelo IBGE, 53% da população feirense é composta por jovens, com idade até 30 anos. “E são pessoas que ficam alheias às políticas públicas. Por isso o chamamento para exercerem seu papel como protagonistas”, frisou.

A juventude e representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, além de órgãos governamentais, participam dos debates em torno das propostas da Conferência. E durante o evento a definição dos delegados que deverão representar a cidade na Conferência Estadual e Federal, com datas ainda a serem definidas.

A 3ª Conferência é o espaço de debate e participação sobre o que a juventude quer para Feira de Santana, Bahia e o Brasil. Visa atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento de ações, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

Durante dois dias, a juventude estará participando de debates que giram em torno de 11 eixos temáticos, relacionados ao Estatuto da Juventude, que são a participação, educação, trabalho, diversidade e igualdade, saúde, cultura, direito à comunicação, esporte e lazer, meio ambiente, território e mobilidade, segurança e paz.

Fonte: ASCOM – PMFS