O Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV reinicia o ano letivo no próximo dia 06 de julho, dando sequência às ações do Projeto de Leitura intitulado “Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável”. O projeto parte da ideia de que o ensino da leitura deve ser contínuo, em todas as áreas e em todos os níveis, já que tudo que é ensinado na escola depende da leitura para se sustentar.

Desenvolvido pelos professores da Área de Linguagens, o projeto já envolve as demais áreas e não se restringe ao ambiente escolar, pois, segundo Paulo Freire, “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”.

Portanto, o aprimoramento da competência leitora e escritora, aliado a iniciativas que envolvem o protagonismo juvenil, irá capacitar o jovem para uma leitura crítica de mundo e uma atuação significativa para a sustentabilidade das futuras gerações.

O CETV, desde setembro de 2013 desenvolve ações do Programa Semeando a Paz para o Cultivo de um Ambiente Sustentável, em parceria com o Ecobairro, com atividades integradas ao currículo escolar, planejadas nas diversas áreas.

Como parte das ações do Projeto de Leitura Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável, em 11 de junho a Escola realizou o Sarau Romântico, momento de expressão artística de estudantes e professores, marcado por apresentações musicais e declamação de poemas de autoria dos estudantes, além de outras apresentações como corais e coreografias. Tudo isso num clima de muita descontração e alegria, adocicado por brigadeiros, maças do amor e recadinhos do coração.

Confira aqui as fotos do Sarau Romântico na nossa página do facebook.

Conheça o Projeto Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável.

A próxima ação do Projeto de Leitura será a realização do Festival Cultural CETV no dia 31 de julho. O evento será a culminância dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, TAL – Tempos de Arte Literária e AVE- Artes Visuais Estudantis). Será o momento em que os textos, canções e desenhos, pré-selecionados a partir das oficinas realizadas, serão apresentados e julgados por uma banca examinadora.

Veja aqui o memorial do Festival Cultural CETV 2014.

Redação Viva Sustentável