Uma iniciativa em parceria do CODETER – Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Portal do Sertão, o Consórcio Portal do Sertão, a UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana e o Instituto Ecobairro Brasil, lançaram na manhã dessa quarta-feira, 13/11/19, no Auditório do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães em Feira de Santana, o Fórum ODS Portal do Sertão: Cooperando com a Agenda 2030.

ODS é a sigla dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 lançados na Assembleia da Organização das Nações Unidas – ONU, com adesão de 193 países, incluído o Brasil entre 25 e 27 de setembro de 2015.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
É um plano de ação para as pessoas, para a prosperidade e para o planeta, que busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – com 169 metas. Os ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. A Agenda 2030 inclui cinco princípios para seu êxito: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

O Fórum ODS Portal do Sertão: Cooperando com a Agenda 2030
Na abertura do evento, o Magnífico Reitor da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, o Prof. Dr. Evandro do Nascimento Silva, disse que está muito entusiasmado com a criação do Fórum ODS Portal do Sertão e falou do apoio total da gestão da UEFS com o propósito de que essa ação seja encampada transversalmente por toda equipe e acrescenta: tenho a certeza que o conhecimento é transformador e a Agenda 2030 nos coloca diante de um horizonte de uma década que com firmeza e clareza de um propósito e responsabilidade perante a sociedade nós teremos excelentes resultados, então vamos juntos ao trabalho! – finaliza.

A parceria da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara com o Instituto Ecobairro Brasil fez nascer em 10/04/19 o Programa Nossa Santa Bárbara Sustentável com a participação do representante das Nações Unidas se tornando o esteio da criação do Fórum no Portal do Sertão: afinal não é possível o desenvolvimento sustentável no território sem envolver os municípios vizinhos e que o mundo acontece nos municípios e o que acontece nos municípios afetam o mundo – comenta Paullo Santos, Coordenador Regional do Instituto Ecobairro Brasil. Paullo Santos apresentou as ações mais relevantes do Programa Nossa Santa Bárbara Sustentável e os resultados da reunião com a equipe do CODETER, do Consórcio Portal do Sertão, Santa Bárbara e o Ecobairro que elaborou os objetivos iniciais e ações estratégicas para o Fórum ODS Portal do Sertão.

Objetivos iniciais do Fórum ODS Portal do Sertão
1. Compartilhar as experiências práticas sustentáveis dos municípios do Território;
2. Monitoramento da Agenda 2030 com indicadores para os municípios do Território;
3. Realização de projetos para alcançar as metas da Agenda 2030.

Ações estratégicas:
1.Formação de um Comitê com representantes dos municípios do território e organizações parceiras, para
alcançar os objetivos do Fórum ODS Portal do Sertão e diálogo com a ONU local
2.Estabelecer um diálogo com o Governo do Estado da Bahia sobre a Agenda 2030 no Estado para
parcerias e avanços.

A logomarca do Fórum ODS Portal do Sertão:
Presenteada pela ASCOM da Prefeitura de Santa Bárbara, a logomarca é uma variação da logomarca do Consórcio do Portal do Sertão, incluído o círculo colorido dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – e fazendo surgir 17 cactos, cada um com uma cor que representa cada ODS.

Conheça sobre a Agenda 2030 no link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Fotos de Laiane Ferraz: Ass. de Comunicação do Consórcio Portal do Sertão

Por: Redação do Viva Sustentável