Nessa quarta-feira, 08 de julho de 2020, das 18h ás 19h numa Live do Instagram @escola_tai foi a lançada a Escola Tai de Sabedoria Taoista pelo Instituto de Kung Fu Shaolin de Vilas do Atlântico, localizado na cidade de Lauro de Freitas – Bahia.
Segundo o Presidente do Instituto de Kung Fu Saholin – o Sifu João Sérgio Morais de Azevedo, a Escola Tai de Sabedoria Taoista nasceu sob as inspiração do Mestre Lao Tsé e a Mestra kuan Yin, e estudantes do seu Instituto que estavam na mesma sintonia estruturam a Escola Tai de Sabedoria Taoista e seu símbolo, e algumas estudantes foram apresentadas a seguir.

Rosilda Brito apresentou a Missão Visão e Valores da Escola Tai de Sabedoria:

Missão:
Levar paz e harmonia através dos conhecimentos e sabedoria taoista, unindo as polaridades, para que todos os seres floresçam e prosperem.

Visão:
Ser uma Escola de Sabedoria Taoista que gere felicidade e prosperidade aos “Dez Mil Seres”, através da atenção plena com o Sagrado, inspirando transformação interior para caminhar com resiliência no ciclo da vida.

Valores:
1. União entre espírito e matéria
2. Sincronicidade e Simplicidade
3. Educação dos órgãos dos sentidos
4. Expansão da consciência e Existência natural
5. Alimentar-se da Mãe Cósmica
6. Amor, Sabedoria e Humildade
7. Harmonia das polaridades, Generosidade, Inofensividade e Serviço.


Consuelo Penelu apresentou a programação de atividades:
Paletras, Cursos e Estudos sobre Sabedoria Taoista:
– Curso Básico de MTC (Medicina Tradicional Chinesa)
– Curso Introdutório sobre I Ching
– Curso Introdutório sobre Chi Kung
– Curso Introdutório sobre Tai Chi
– Curso Introdutório de Meditação Taoista
Haverá parcerias com Mestres e Professores que vivenciam a Sabedoria Taoísta.
O primeiro Curso a ser realizado será sobre A Sabedoria Taoista pelo Tao Te Ching, quando será aprofundado os 7 valores da Escola Tai de Sabedoria Taoista, em breve será divulgada as datas e como se inscrever.


Para encerrar o evento de lançamento da Escola Tai de Sabedoria Taoista o Sifu João Sérgio Morais de Azevedo – Presidente do Instituto de Kung Fu Shaolin de Vilas do Atlântico proferiu a palestra magna com o tema: A SABEDORIA TAOISTA E A PROMOÇÃO DA PAZ MUNDIAL.
O Sifu João Sérgio comentou sobre a relação intrínseca da Sabedoria Taoista e a Paz e da importância que as artes marciais devam promover a paz. Uma outra observação feita, foi sobre a importância de erradicarmos esse ódio pela China por conta da covid-19 ter iniciado lá, e assinalou: se tivesse começado no Brasil ou nos Estados Unidos e outro país, as pessoas precisam remover esse ódio de querer culpar um país por conta desse triste episódio. A atual pandemia é um problema nosso e temos resolver juntos essa questão sem ódio, mas com sabedoria. A Escola Tai nasceu para promover a paz através da sabedoria milenar taoista e ajudará muito no atual momento planetário, encerrando sua abordagem de forma precisa e pontual com o tempo da live.


O símbolo da Escola Tai de Sabedoria Taoista resume vários aspectos de sua Missão, e aqui destacamos alguns tópicos:
“O Tigre: simboliza o poder, a força, a coragem, a beleza, a ferocidade, a independência, a inteligência, a liberdade, a astúcia, a perspicácia e a confiança.
A Águia: representa proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade, conexão direta com o Divino.
A Garça: pede para que você se estabeleça e ensina que ao se enraizar na terra e em suas crenças espirituais, você se ajudará a descobrir insights emocionais mais rápida e claramente.”
O termo TAI chinês vem do Hexagrama 11 do I-ching que significa PAZ através do Receptivo o Princípio Feminino, quando as forças do céu se unem com as forças da Terra e gera prosperidade para todos os seres.

O Viva Sustentável acompanhou a LIVE de lançamento da Escola Tai de Sabedoria Taoista, uma vez que a Sabedoria Taoista é estruturada na harmonia do ser humano com a natureza e o céu, que pode nos ajudar muito para um mundo sustentável e pacífico. Aproveitamos para parabenizar e desejar sucesso a esta importante iniciativa.

Por: Redação do Viva Sustentável