Nasceu no final da tarde de hoje, 27, o FLUIR – Fórum Livre de União Inter-religiosa, com o mote Pela Cooperação Espiritual Global, uma realização dos participantes do Curso on-line O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ! – A árvore da cooperação nas tradições indígenas, religiosas e espirituais. Esse Curso é uma iniciativa em parceria da Casa das Religiões Unidas com a UNISOES – União de Sociedades Espiritualistas, Filosóficas, Científicas e Religiosas, a URI – Iniciativa das Religiões Unidas, o Círculo de Cooperação Fé Menina, a Faculdade Católica de Feira de Santana e o Instituto Ecobairro Brasil.

O Curso começou na Semana Mundial de Harmonia Inter-religiosa (01 a 07/02) da Organização das Nações Unidas, quando nessa semana foi realizado o Módulo I, dedicado a conhecer nove Árvores de Tradições Indígenas, Religiosas e Espirituais a saber: Indígena, Afro-brasileira, Cristã, Islâmica, Budista, Hinduísta, Judaica, Taoísta e Espiritualista.
No Módulo II, iniciado em 20/02 e terminado hoje, 27/03, foi abordado sobre a Árvore da Cooperação Inter-religiosa, quando os participantes puderam conhecer a história dos movimentos inter-religiosos no mundo e no Brasil. Em seguida, todxs mergulharam na criação de um Projeto de Cooperação, inspirados na genealogia de uma árvore, foi desenvolvido o PLANO DE GESTÃO CONTEMPLATIVA que criou o FLUIR: Fórum Livre de União Inter-religiosa – Pela Cooperação Espiritual Global.

O FLUIR: Fórum Livre de União Inter-religiosa – Pela Cooperação Espiritual Global

Sementes – Missão:
Semear nos corações a consciência de que O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ, integrando e cooperando com ideias, sentimentos e ações para o bem comum.

Raízes – Valores:
1. Ética;
2. Respeito;
3. Cooperação;
4. Humanização;
5. Compaixão;
6. Harmonia;
7. Interconectividade;
8. Amor;
9. Cura.

Tronco – Objetivo Geral:
Criar ambientes, que promovam a união e cooperação inter-religiosa, para a consolidação da cultura de paz no planeta sagrado e sustentável.

Frutos – Objetivos específicos:
1. EDUCAÇÃO INTER-RELIGIOSA
2. SOLIDARIEDADE INTER-RELIGIOSA
3. VALORIZAÇÃO DO FEMININO
4. PRÁTICAS INTER-RELIGIOSAS
5. COMUNIDADE INTER-RELIGIOSA
6. CURA INTER-RELIGIOSA
7. CIDADANIA INTER-RELIGIOSA PLANETÁRIA
8. AÇÃO INTER-RELIGIOSA LOCAL
9. CELEBRAÇÕES INTER-RELIGIOSAS

Galhos – Ações:
A primeira ação aconteceu hoje, uma prática de Meditação e Orações pela Cura do Planeta, com os participantes do Curso, os educadores/liderança das tradições e liderança dos movimentos inter-religiosos. Além disso todo dia às 18h todos poderão se unir a rede global de orações e meditações com o mote O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ! Pela Cura Planetária. Muitas ações estão sendo planejadas pelo FLUIR para alcançar seus objetivos.

Folhas – Aspiração:
Praticar a Cooperação Espiritual Global no cotidiano.

Flores – Inspiração:
Permitir um campo receptivo para quando executar as ações acolher o novo, gerando:
1. Momentos de silêncio para sincronizar com o grupo.
2. Que inspiração estamos tendo durante a prática?
3. Sintonia do silêncio com as flores da Árvore da Cooperação Inter-religiosa.

AS ESTAÇÕES DA NATUREZA NA ÁRVORE DA COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA:
Será integrada as visões das Tradições Indígenas, Religiosas e Espirituais sobre o efeito das Estações da Natureza na Árvore da Cooperação Inter-religiosa.


O SÍMBOLO:
A sigla FLUIR já diz o propósito.
Nove Árvores das Tradições Indígenas, Religiosas e Espirituais, circundando a Árvore da Cooperação. Nove é o número que não se altera em sua multiplicação.
Árvore da Cooperação Inter-religiosa que se une as Árvores das 9 Tradições. A flor da Árvore da Cooperação é inusitada: UMA FLOR DE LÓTUS.
Com o nome FLUIR e o mote “Pela Cooperação Espiritual Global” circundando a nossa casa comum, afinal a CASA É O PLANETA, o FLUIR dá início ao novo ciclo nos movimentos inter-religiosos a partir do Brasil para um PLANETA SAGRADO E DE PAZ!

Realização:
Participantes do Curso On-line O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ! (01/02 a 27/03/2021)

Sustentação:
Cooperação Espiritual Global no Brasil:
1. Casa das Religiões Unidas
2. Círculo de Cooperação Fé Menina
3. Fórum Espiritual para Paz na ONU
4. Fórum Inter-religioso da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo
5. MIR – Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro
6. UNISOES – União de Sociedades Espiritualistas, Filosóficas, Científicas e Religiosas e a
7. URI – Iniciativa das Religiões Unidas

Apoio:
1. Faculdade Católica de Feira de Santana
2. Instituto Ecobairro Brasil

Mais informações enviar e-mail para [email protected]

Por: Redação do Viva Sustentável