No início do ano letivo de 2020, em pleno isolamento e distranciamento social, nada fez deter as turmas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEF, para redesenharem novos espaços urbanos para o Nosso Feira Feira VI Sustentável.

Tudo começou no último semestre de 2019, quando o Prof. de Arquitetura e Urbanismo da UNEF, Matteo Nigro, manifestou interesse em contribuir com o Programa Nosso Feira VI Sustentável, através da disciplina Projeto de Paisagismo. Ele levou seus discentes de arquitetura a desenvolverem projetos de paisagismo, visando a requalificação da Praça Central do Feira VI, o que gerou sete lindos projetos. A inciativa deu certo para a criação de “Novos espaços urbanos para o Nosso Feira VI Sustentável”, o que fez dar continuidade a essa ação nesse primeiro semestre de 2020.

Desta vez foi a entrada do Feira VI o objeto de observação da turma para elaborar os projetos de arquitetura e urbanismo, iniciados com uma visita técnica dos discentes da turma de 2020 para medição, identificação das necessidades e entrevistas com moradores do entorno, com a participação também dos representantes da Comunidade de Aprendizagem Ubuntu, Ecobairro Brasil e UEFS.

Os dois projetos escolhidos entre os 14 e comentários das ganhadoras

1. Larissa Azevêdo Miranda: “Projetar esta praça para o bairro Feira VI foi uma das melhores experiências que já tive. Nela, consegui expressar a liberdade e integrar pessoas à natureza com simplicidade e beleza, afinal é um projeto feito para pessoas e cada um irá observá-lo do seu jeito”.


2. Layla de Sá e Rebeca Oliveira: “Desenvolvemos o projeto paisagístico com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Foi gratificante, principalmente por haver o acompanhamento da população beneficiada.”

A avaliação para escolher os dois principais projetos
As turmas do matutino apresentaram oito projetos e o noturno apresentou seis, para a comissão avaliadora, neste mês de junho via videoconfência composta por representantes da Comunidade de Aprendizagem Ubuntu, Ecobairro Brasil e UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, com o deasfio de escolher entre todos os projetos, um de cada turno para apresentar depois a toda comunidade do Feira VI.
Os projetos foram avaliados, levando em conta alguns principios da sustentabilidade, como mobilidade urabana, espaço de socialização para a cultura de paz, gestão de resíduos, energia limpa, drenagem, biodiversidade, consumo sustentável para execução das obras e ciclo dos alimentos com possibilidades de horta urbana, caso a comunidade local possa mantê-la.
Não foi fácil a escolha em meio a tanta criatividade e beleza, mas com o barema, ajudou a comissão a ser mais justa na escolha, e assim comentaram os representantes:

* Comunidade de Aprendizagem Ubuntu:
Janiel de Olveira – “Foi uma experiência ótima, saber que a educação pode acontecer aliada com a comunidade me dá muita esperança!”
Vinicius de Andrade – “É muito gratificante, enquanto morador do Feira VI, poder contar com esse apoio tão significativo dos estudantes e Professores da UNEF ao nosso bairro. É realmente muito bom!”

* UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana:
Profa. de Geografia Vanessa Vieira – “De que forma o Curso de Arquitetura e Urbanismo pode melhorar a qualidade de vida das pessoas? Essa é uma pergunta fundamental e o professor Matteo a fez. Isso demonstra preocupação com a função social do curso.”

* Ecobairro Brasil:
Paullo Santos – “O entusiasmo dos discentes com seus belos projetos me faz acreditar ainda mais que devemos dar atenção para essa nova geração que está com o coração querendo um novo desenho urbano sustentável, parabéns a todos e todas pela construção conjunta!”


E concluiu o Prof. Matteo Nigro: “A ideia da eleição dos melhores trabalhos é um incentivo para motivar os alunos a dar o melhor de si durante a elaboração do projeto, e preciso dizer que alguns deles têm me surpreendido positivamente.”

O Programa Nosso Feira VI Sustentável
É uma iniciativa da Comunidade de Aprendizagem Ubuntu, do Instituto Ecobairro Brasil e da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, que tem por objetivo tornar o Feira VI Sustentável e Pacífico, a partir da Agenda 2030 das Nações Unidas – que foi aprovada por 193 países em 2015, que inclui o Brasil, para implementação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas até 2030. E toda construção é em parceria, em que convidamos as organizações locais e da cidade para somar e multiplicar, e a UNEF, através da disciplina Projeto de Paisagismo, já está contribuindo.

Por: Redação do Viva Sustentável