Tudo começou no último semestre de 2019, quando o Prof. de Arquitetura da UNEF Matteo Nigro manifestou interesse em contribuir para o Programa Nosso Feira VI Sustentável. Ele levou seus discentes de arquitetura para desenvolver projetos de paisagismo visando a requalificação da Praça Central do Feira VI.

Dentro do curso os discentes elaboram 7 (sete) opções de projetos levando em conta diversos aspectos, o social, o ambiental e o econômico. Desses projetos dois foram escolhidos e agora precisam ser aprovados pela comunidade do Feira VI, podendo ainda serem aprimorados de acordo com a comunidade.

Nesse sábado, 07 de março, a nova turma de Arquitetura da UNEF de 2020 visitou uma outra área para dar início aos novos projetos, agora será na entrada do Feira VI. A visita técnica com o Prof. Matteo incluiu medição da área, identificação de ocupações e entrevistas com os moradores do entorno acolhendo as sugestões de melhoria. Dessa forma cada espaço urbano começa a ter projeto de requalificação levando em conta as dimensões da sustentabilidade.

Com a presença da Profa. de Geografia Vanessa Vieira da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, que tem o Projeto de Extensão Tecnologia Social e Desenvolvimento Urbano-regional, começamos a planejar como serão as reuniões para aprovação dos projetos com a comunidade do Feira VI, de tal forma que possamos empoderar a todos na tomada de decisão escolhendo do melhor projeto assim como darmos inicio ao próximo passo: como materializá-lo.

Um bairro sustentável envolve espaços urbanos que leve em conta as dimensões social ambiental e econômica, porque as pessoas sustentáveis tornam também os ambientes sustentáveis e vice-versa.


Programa Nosso Feira VI Sustentável
É uma iniciativa da Comunidade de Aprendizagem Ubuntu, do Instituto Ecobairro Brasil e da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, que tem por objetivo tornar o Feira VI Sustentável e Pacífico, a partir da Agenda 2030 das Nações Unidas – que foi aprovada por 193 países em 2015, que inclui o Brasil, para implementação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas até 2030.

Vários projetos estão surgindo dentro desse Programa e recebendo apoio de várias organizações e pessoas. E assim estamos vitalizando o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Sem parcerias não construiremos um mundo sustentável. É hora de acabar as críticas e darmos as mãos com a habilidade de cada um para tornar o mundo melhor a partir de ações locais.

Parabenizamos e agradecemos a turma de Arquitetura da UNEF através do Prof. Matteo, para exercitarmos essa parceria por Nosso Feira VI Sustentável. Essa ação com os discentes já capacita-os para os futuros arquitetos sustentáveis.

Por: Redação do Viva Sustentável