A Sociedade Civil organizada apresentou ao Parlamento Municipal de Feira de Santana em 2018, a Lei SETEMBRO COLORIDO DA PAZ, sendo sancionada pela Prefeitura em 14 de setembro de 2018.
O objetivo da (Lei 3884-2018) que institui o Setembro Colorido da Paz tem como objetivo a promoção da cultura de paz e não-violência, para que todo o município de Feira de Santana, sejam as organizações públicas e privadas, assim como os munícipes, dediquem-se e avalie as políticas públicas para a erradicação da violência durante o mês de setembro, como se fosse uma campanha de vacinação, afinal a violência é uma doença social e só pode ser erradicada pela cultura de paz.

Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz
Essa Lei Setembro Colorido da Paz é uma síntese de todas as propostas da Organização das Nações Unidas – ONU – para a cultura de paz, em especial destacamos a Agenda 2030 – aprovada por 193 países em setembro de 2015 quando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com 169 metas deverão ser cumpridas até 2030 pelos países signatários, inclusive o Brasil, e uma das metas é a de número 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e a Agenda 2030 tem a PAZ como um de seus princípios que diz: “Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.”
Feira de Santana, tanto o poder público como a sociedade civil organizada, vêm desenvolvendo projetos para consolidar a Agenda 2030 no município, que tem como objetivo tornar o município sustentável e pacífico e essa Lei com esse formato é pioneira no Brasil. O desenvolvimento sustentável é a harmonia entre as necessidades sociais, com as ambientais e econômicas. As crises nessas necessidades da vida aumentam a cada dia, e precisamos superá-las através da cultura de paz e não-violência, afinal cultura de paz não é ausência de conflito.

Convidamos sua organização a cooperar na promoção da cultura de paz, curta, compartilhe e poste suas práticas em nossa página www.facebook.com/setembrocoloridodapaz e use #setembrocoloridodapaz

Informações enviadas pelo e-mail: [email protected]