Agências das Nações Unidas afirmam que focar na educação inclusiva é fundamental para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“À medida que a comunidade global se junta em torno da nova Agenda 2030, o papel dos professores se torna mais importante do que nunca”, afirmaram diferentes agências das Nações Unidas na comemoração do primeiro Dia Mundial dos Professores, que passará a ser celebrado cada ano em 5 de outubro.

Em declaração, as organizações ressaltaram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que pede por “educação inclusiva e equitativa de qualidade, e (a promoção de) oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos”.

Segundo a mensagem, para que os ODS sejam alcançados, a meta em torno da educação inclusiva se torna fundamental, mas isso só será possível com investimentos em recrutamento, apoio e empoderamento de professores. Os mestres são cada vez mais reconhecidos como o fator mais importante para o aprendizado dos alunos.

No entanto, os representantes da ONU afirmaram haver uma crise global na educação, com professores sendo desvalorizados e com distribuição desigual, além de “padrões nacionais inadequados ou inexistentes para a profissão docente”, afirmaram a Organização internacional do Trabalho (OIT), o UNICEF, a UNESCO e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fonte. ONU Brasil