O nosso primeiro Dia S – Dia Sustentável, que teve como tema “Todos pela Água”, já que ocorreu no Dia Mundial da Água – 22 de março, contou com a adesão e participação de várias instituições de ensino. Todas comprometidas em conscientizar a comunidade escolar a agir para o enfrentamento dos desafios socioambientais e econômicos que envolvem a Água. Saiba como foi o Dia S em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede privada e uma da rede estadual – mostrando que a Educação Sustentável é para todos!

Centro Escolar Lions Itapororocas

IMG_6894
Durante a manhã, os estudantes do Centro Escolar Municipal Lions Itapororocas vivenciaram um momento diferente e reflexivo na mobilização, todas as turmas discutiram e realizaram atividades sobre a temática Água. A Diretora Ilma faz um relato do que foi realizado em cada turma:
1º. Ano – Discussão em roda e produção de cartaz a partir de imagens sobre o uso da água no nosso dia a dia.
2º. Ano – Visitas das turmas a todos os espaços da escola para observar e identificar se havia algum vazamento. Após a observação, discussão sobre a importância da água, com dicas do que podemos fazer para economizá-la. Trabalho com música sobre o tema.
3º. Ano – Roda de conversa sobre a situação das lagoas em Feira de Santana com foco em um córrego existente próximo à escola, que está poluído. Discussão com as crianças sobre a situação do córrego e o que pode ser feito para preservá-lo.
4º. Ano – Produção de cartazes para serem divulgados em outras turmas sobre o reuso da água. Produção de atividades envolvendo artes com o tema água.
5º. Ano – Análise da conta de água para compreender a leitura, observando o consumo médio e a relação entre o volume e valor pago. Discussão do que podemos fazer em nossa escola para diminuir o consumo de água.
Todas as turmas produziram murais na sala sobre o tema.

Colégio Thaiane Pinheiro – CTP

a08a800c-d003-4e41-961d-cc6e66b583c7

Outro Colégio que visitamos foi o Thaiane Pinheiro – CTP- da rede particular de ensino. Para marcar o Dia Mundial da Água e o primeiro Dia S, os estudantes realizaram, durante todo o dia, atividades voltadas para o tema “Todos pela Água”. Com esse mote, os estudantes construíram diferentes reflexões sobre a conscientização do uso e cuidados com a Água. As atividades foram realizadas da seguinte maneira:

Na Educação Infantil a meninada se divertia enquanto aprendia a cuidar da água

A Coordenadora da Educação Infantil do CTP, Aline Maia, reflete: “Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o tema Água, para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo uma vida sustentável. Com tema “água, fonte de vida” aqui no Colégio Thaiane Pinheiro, apresentamos para os alunos uma visão ampla, que envolveu inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.” Seguem as apresentações realizadas:
Grupo 01 – Água fonte de Vida.
Grupo 2 – Construção de Mural.
Grupo 3 – História e Arte – A gotinha viajante. Fizeram a gotinha Plim Plim, com uma bexiga para ser o mascote da sala. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.
Grupo 5 – Construção com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água.

No Ensino Fundamental I a turminha se encantou com o tema

1º. ano: Roda de Leitura com Contação de História voltada para a reflexão da poluição nos rios e construção de artes com simbologias do recurso estudado.
2º. ano: Conscientização através de Panfletos, colados em pontos estratégicos da Escola e distribuídos entre alunos e funcionários sobre o uso consciente da Água em nosso dia a dia. Construção de mural com a reflexão: Se fosse uma gotinha de Água a menos!
3º. ano: Construção de Poemas voltado para o mau uso da Água. Análise de reportagens sobre como as pessoas utilizam mau esse recurso em suas casas. Trabalho em grupo para construção de cartazes para exposição e história em quadrinhos.
4º. ano: Socialização de Entrevistas sobre como as famílias e alunos têm preservado a Água nos ambientes em que vivem. Produção de cartazes e produção de uma notícia sobre o tema explorado.
5º. ano: Roda de conversa com discussão sobre medidas de preservação da Água no ambiente escolar, trazendo soluções de economia. Confecção de cartazes para serem divulgados em outras turmas.

A Coordenadora Cláudia Cristina Gonçalves afirmou que, “com toda a certeza, após esse dia de conscientização, nossos alunos terão uma nova visão sobre o uso consciente e preservação deste líquido tão indispensável a nós, seres vivos”.

No Ensino Fundamental II e o Ensino Médio o foco foi o consumo sustentável da água

Os estudantes realizaram atividades sobre o desperdício da água, direitos da água, o consumo de forma consciente, a sua importância, ciclo da água, renovação, os “dez mandamentos “, perspectiva futura. Usamos os recursos de cartazes, tradução de inglês e português, paródia e o filme Carta de 2070 que retrata a escassez da água – relata a Coordenadora Layla Sampaio.

Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV

image1

No CETV, a Diretora Conceição Lopes falou sobre as ações realizadas em torno do Dia S: Além das atividades em sala de aula sobre o tema água, está sendo construído um seminário para discutir e propor soluções para o problema de saneamento básico no bairro e também um projeto em parceria com o Ecobairro, junto ao poder público, em andamento, para o estudo da mobilidade urbana local e subsídios para a preservação da Lagoa Chico Maia.

Feira de Santana de forma pioneira lança o Dia S, em conexão com o bem precioso que é a Água. O Dia S – Dia Sustentável, é uma iniciativa do ECOBAIRRO em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, com apoio da rede de educação, com o objetivo de promover uma Educação Sustentável, intra e extramuros, visando o equilíbrio das necessidades econômicas, com as sociais e ambientais, propiciando construir uma cidade sustentável e pacífica. Em breve lançaremos os próximos temas do Dia S, fique ligado.

As ações nas três unidades escolares tiveram a cobertura da TV Subaé. Veja a reportagem da TV neste bloco:
http://g1.globo.com/bahia/batv/videos/v/batv-tv-subae-220316-bloco-3/4903367/

Redação do Viva Sustentável