Até esta sexta-feira (7), o edital Mobilidade Artístico Cultural 2015, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), recebe propostas de iniciativas de residência, de formação, de intercâmbio e de difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior. O certame oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados, possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros.

As atividades propostas devem acontecer de novembro desde ano a janeiro de 2016 e as inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação pelos Correios. Serão duas seleções em 2015, com o valor total de R$ 500 mil, via Fundo de Cultura do Estado da Bahia. As inscrições para a segunda seleção começam no sábado (8) e prosseguem até o dia 7 de setembro.

O edital contribui para o desenvolvimento e inserção nacional e internacional do setor cultural do estado e a circulação de artistas e propostas culturais. O financiamento irá possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras. Em 2014, foram realizadas três chamadas totalizando 90 propostas apresentadas, 47 inscritas após passarem por análise prévia e 24 projetos contemplados, com países destino como Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Inglaterra, Alemanha e França.

Desde 2007, foram 147 projetos apoiados. Grupos e artistas (Samba Chula de São Braz, Baianasystem, Vandex e Toco Y Me Voy), espetáculos teatrais (O Sapato de Meu Tio e Entre Nós), estágios, intercâmbios e participações em eventos e festivais foram executados e possibilitados por meio do edital.

Benefícios do financiamento

Para as residências artístico-culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização.

O edital prevê para as formações artístico-culturais, a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica ou artística do proponente.

No aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências e também a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

A SecultBA proporciona atendimento via Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, pelo telefone (71) 3103 3489, e-mail [email protected] ou presencialmente no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia.

Fonte: Portal secom.ba.gov.br